Como sobreviver a um acidente na carreira
Todo profissional é culpado de cometer um erro. Pequenos contratempos são mais fáceis de ignorar, como um erro de digitação em um documento ou um erro de formatação em uma planilha. Outros erros são mais difíceis de corrigir, como compartilhar acidentalmente informações confidenciais com o cliente errado ou perceber que você fez as contas do orçamento anual do seu departamento incorretamente e ele já está em uso.
Quer o erro seja grande ou pequeno, o importante é se concentrar em como você pode se recuperar dele. Lembre-se de que, seja qual for a situação, sua reação ao erro terá um papel importante na sua sobrevivência ao acidente. As etapas a seguir podem ajudá-lo a ser proativo e se antecipar aos seus erros.
Dê um passo para trás e avalie a situação.
Este é o primeiro passo que você deve dar quando perceber que cometeu um erro. Esta é uma etapa importante porque o ajudará a determinar claramente o que você precisará fazer no futuro. Respirar fundo e dar um passo para trás imediatamente e avaliar o que aconteceu o ajudará a olhar para a situação objetivamente para evitar uma reação exagerada.
Reserve alguns momentos e pergunte-se: quão grave foi o seu erro? Quantas pessoas serão afetadas por isso? Você pode apenas se desculpar e seguir em frente ou há consequências muito sérias? Se você está tendo problemas para analisar a situação sem se emocionar, peça a um amigo próximo ou parente para ajudá-lo (sem revelar nenhuma informação confidencial, é claro).
Processar suas emoções com eles primeiro pode ajudá-lo a se tornar objetivo sobre a situação mais rapidamente. E eles podem até lhe dar alguns bons conselhos. O segredo é não ter uma reação automática. Saia do escritório ou dê um passeio lá fora por um momento, se necessário, a fim de primeiro desanuviar.
Tomar responsabilidade.
Depois de avaliar a situação e determinar quais são os próximos passos para retificá-la, confesse o erro. Se você determinou que tudo o que é necessário é um pedido de desculpas, certifique-se de que isso aconteça o mais rápido possível, com as pessoas certas. Se você cometeu um erro simples, a situação pode exigir apenas que você notifique sua equipe. Se foi um erro mais grave, na maioria dos casos você também precisará informar seu chefe.
Ao falar com eles, não faça rodeios. Vá direto ao assunto. Não importa quais sejam as circunstâncias, ao assumir a responsabilidade por seu erro, é importante ser claro sobre o que aconteceu e evitar tentar minimizá-lo. Será mais fácil corrigir o erro se você fornecer informações precisas desde o início e oferecer as soluções possíveis. Admitir para seu chefe, equipe ou cliente que cometeu um acidente grave pode parecer assustador, mas eles vão apreciar sua honestidade no longo prazo e isso preservará seu relacionamento profissional e marca, mesmo que a primeira reação não seja positiva. Ao oferecer uma solução, você oferece uma sensação de conforto de que pode lidar com a retificação da situação.
Prepare-se para o controle de danos.
Este é outro passo importante a ser dado, e quanto mais rápido você iniciar o controle de danos, melhor. Você consegue consertar a situação sozinho? Se foi apenas um erro de digitação, pode ser tão simples quanto enviar uma nova cópia pedindo ao destinatário que desconsidere a versão anterior do documento.
Esse erro já aconteceu com outra pessoa de sua equipe antes? Eles podem compartilhar etapas úteis que você pode seguir para remediar a situação. Se você cometeu um acidente grave, provavelmente precisará decidir um plano de ação com seu chefe.
Se o erro for tão sério que seu trabalho possa estar em jogo, não vá para a reunião presumindo que será demitido. Faça o possível para encontrar uma solução (ou várias) antes de entrar no escritório de seu chefe e decidir quais ações você tomará no futuro para evitar que o erro aconteça novamente.
Gerenciar o problema.
Novamente, é importante ser proativo, especialmente se você cometeu um erro grave. Desenvolva um plano de ação de três e seis meses para evitar qualquer reação adicional de seu erro. Se o erro foi grande o suficiente para que você tenha sido colocado em liberdade condicional, não espere passivamente que o tempo passe. Use a oportunidade não apenas para aprender com seu erro, mas também para construir seus músculos de resiliência.
Acompanhe tudo o que você faz para melhorar a situação e verifique com frequência com seu chefe ou equipe para que saibam quais passos você está tomando. Isso ajudará a construir confiança e segurança em suas habilidades no futuro. Manter a confiança após o erro e assumir a responsabilidade por ele ajudará a demonstrar que você é resiliente em situações difíceis.
Não deixe seus erros definirem você. O famoso ex-técnico de basquete da UCLA, John Wooden, disse: “Se você não está cometendo erros, não está fazendo nada”. Portanto, não deixe que cometer um erro o desanime e paralise em sua carreira.
É importante focar no futuro e identificar quais lições podem ser aprendidas com a situação. Determine como o erro pode ajudá-lo – talvez você precise ser mais cauteloso ou orientado para os detalhes no futuro. Não importa qual seja o erro, lembre-se de pegar o que puder aprender com a situação e seguir em frente.