Na semana passada, compartilhei um post falando sobre como preparar toda a sua comida para a semana em uma tarde (também tenho um capítulo inteiro dedicado a preparar refeições antecipadamente em meu popular ebook). Ofereci muitas dicas, fotos e dei um passo a passo passo em como é o meu dia de preparação de comida. Recebi muitos comentários positivos sobre este post. No entanto, nesses comentários havia declarações como esta:
Isso parece incrível, eu gostaria de poder fazer isso!
Nossa, você é tão organizado, pode vir na minha casa e fazer isso por mim?
Eu adoraria preparar comida, mas não sei por onde começar …
Tentei preparar minha comida e fiquei tão emocionada que desisti!
Esses comentários, e outros como eles, me fizeram pensar. Quero que você (meu leitor) leia os posts que escrevo e pense “Eu posso fazer isso”. Não quero que você se sinta sobrecarregado ou que esteja muito fora de alcance. ACREDITE-ME: se você me conhecesse na “vida real”, você diria “Caramba, se Tammy pode fazer isso, então eu definitivamente posso fazer isso”. Não estou brincando! Alguns de meus amigos mais próximos se perguntam como eu até amarro meus próprios cadarços alguns dias. Mas uma das minhas frases favoritas é “Nunca fica mais fácil, você só fica melhor”. Isto é tão verdade. Quanto mais eu trabalho em algo, “mais fácil” fica. Não porque a tarefa em si ficou mais fácil, mas porque eu melhorei. Eu evoluí. A pessoa que sou hoje com preparação alimentar não é a mesma que era há 4 anos, apenas começando.
Se eu desse orientações semanais de preparação de alimentos para a Tammy “apenas começando”, isso seria o que eles seriam …
Não tente preparar tudo!
Em primeiro lugar, ao começar, não tente antecipar todo o seu plano de menu semanal. Isso vai sobrecarregá-lo completamente – ainda pode me oprimir. Comece devagar. Na primeira semana, prepare 1 ou 2 receitas com antecedência e, à medida que se sentir confortável com o processo, poderá preparar mais.
Não tente novas receitas
Ao iniciar a preparação de alimentos, é melhor ficar com as receitas que você já conhece. Desta forma, você fica confiante no resultado da receita e a única coisa em que precisa se concentrar é em prepará-la com antecedência. Foi assim que comecei a preparar minha comida. Peguei receitas que fazia com frequência, como carne de taco e molho de amêijoa vermelha, preparei com antecedência e depois guardei na geladeira e às vezes no freezer. Consegui me concentrar no que funcionava e no que não funcionava e, o mais importante, me permitiu experimentar os benefícios de ter comida pronta. Sei que carne de taco com molho de mariscos é fácil de fazer, mas ainda achei que fazer essas refeições com antecedência é extremamente benéfico.
Escolha quais receitas, se feitas com antecedência, fariam a maior diferença na sua semana
Isso é enorme! Se você tem pouco tempo ou não tem energia para preparar muita comida, priorize suas refeições. Qual receita, se feita com antecedência, vai facilitar a sua semana? Se você está com pressa todas as manhãs e sempre fica sem tempo para um café da manhã saudável, então concentre-se em preparar sanduíches de café da manhã ou aveia em pedaços. Se a hora do jantar lhe traz mais estresse, reúna algumas entradas de refeição ou ingredientes de preparação para algumas receitas de panela elétrica. Se você está sempre correndo para a máquina de vendas às 15h, faça alguns pacotes de vegetais ou saquinhos de amêndoas. O que vai tornar mais fácil para você comer mais saudável durante a semana?
Quando eu estava trabalhando fora de casa, o almoço preparado era enorme. Se eu não o fizesse, com certeza iria para as máquinas de venda automática ou lanchonete. Você pode ver todas as minhas receitas de salada em frasco de pedreiro aqui.