Este mês é estabelecido como Janeiro Branco, uma campanha que trabalha para abordagem e aprofundamento de temas de Saúde Mental. Esta campanha foi criada em 2014 e esta data escolhida por se tratar do início do ano, período em que as pessoas geralmente estabelecem metas e resoluções para os próximos meses.
Este tema cada vez mais abordado e difundido, adentrou a realidade das organizações há algum tempo e foi evidenciado com as questões que todos enfrentaram na pandemia. Era uma questão tabu até então falar dentro de uma organização que alguém se afastava do trabalho em razão do diagnóstico de depressão ou algum outro tipo transtorno psicológico. E como a organização é um reflexo da sociedade, demonstrava que sim era um tema que gerava (ainda gera) preconceito a respeito. As pessoas muitas vezes enfrentavam estas doenças sem deixar que os seus líderes soubessem e era bem difícil imaginar que a empresa ofertasse algum tipo de suporte específico para o tema.
O líder, dificilmente era preparado (como para outros temas) para lidar com estas questões.
Hoje, é pouco provável que alguém que exerça liderança não tenha se deparado com algo que tenha lhe demando a necessidade de lidar com estas questões, direta ou indiretamente.
Alguns buscam o conhecimento por si mesmos, outros esperam que as organizações os preparem para isso.
O líder de fato não poderá exercer o papel de psicólogo (a) e não terá as habilidades técnicas para lidar com isso mas precisa saber pontos que são fundamentais.
Compartilho 3 destes pontos que são fundamentais:
1) Atente-se às pessoas preventivamente – Seja disponível para escutar as pessoas ativamente. Sempre que for procurado para escuta, seja acolhedor e ofereça o suporte que puder.
2) Atenção ao comportamento das pessoas – Fique atento às mudanças de comportamento do seu colaborador, como atrasos, mudanças bruscas de humor, ausências, alimentação, falta de concentração e desmotivação.
3) Descompressão – Esteja sempre atento ao volume de trabalho e à pressão que o time pode estar sentindo. Caso seja necessário, proporcione momentos de descompressão, proporcionando alívio às tensões.
A liderança humanizada sempre se dará por meio do olhar atento do líder com a sua equipe.
One comment
Vicente
25/05/2022 at 23:18
Gostei muito do artigo