Você já deve ter se perguntado o porquê de muitas pessoas não conseguirem manter um relacionamento duradouro, saudável e feliz. Isso acontece pois, em muitos casos, com o passar dos anos, surgem conflitos e discussões causadas pelas diferenças de personalidades entre os companheiros.
Porém, existem três passos simples que podem ajudar um casal a enfrentar os desafios da relação com mais harmonia e longevidade. São eles:
Esses passos funcionam verdadeiramente e são baseados na análise de perfil comportamental – ferramenta que você compreenderá melhor mais à frente. Portanto, se você quer conhecer os segredos para um relacionamento duradouro e saudável, continue a leitura e entenda qual a importância de conhecer o modo de ser de quem você ama.
Em muitos casos, as pessoas costumam relatar que, com o passar do tempo, seus parceiros não são mais os mesmos, e que a convivência familiar está difícil devido às maneiras de agir do outro.
O perfil comportamental é uma ferramenta que ajuda a compreender os padrões de comportamentos de cada indivíduo. William Moulton Marston, psicólogo norte-americano, desenvolveu esta metodologia, chamada de Teoria DISC. Ele dividiu as pessoas em quatro grupos de tendências comportamentais (perfis). São eles:
Dominante
Influente
Estável
Conforme
Quando você conhece as características de cada um dos perfis, consegue compreender as tendências de comportamento do seu parceiro ou parceira. Se ele(a) é mais ou menos comunicativo(a), se é calmo(a) ou acelerado(a), se é motivador(a) ou crítico(a), entre outras, características.
Ao entender o perfil comportamental do outro, é possível ao casal construir um relacionamento cada dia mais cheio de empatia, comunicação clara, compreensão e felicidade. Tudo isso contribui para que a relação tenha bases muito mais fortes e dure muito mais.
Além de compreender um pouco mais sobre o outro, também é necessário buscar o autoconhecimento e entender as características do seu próprio perfil.. Você deve se perguntar: “Quais são as minhas maiores dificuldades? No que eu posso me esforçar para melhorar? Qual costuma ser a minha reação diante de determinadas situações? Como posso me comunicar melhor com o perfil do meu companheiro(a)?”
Somente o autoconhecimento nos tira da escuridão total e nos traz para um ambiente em que tudo fica mais claro e nítido. Identificar as suas próprias tendências de comportamento vai mostrar por qual razão você costuma ficar magoado com certas atitudes, e feliz e entusiasmado em outras ocasiões. Aliando este conhecimento ao conceito de Inteligência Emocional, as suas reações e sentimentos poderão ser facilmente moldados e expressados na intensidade correta.
Por fim, quando você entende as características do outro e reconhece as suas próprias características, passa a perceber a melhor forma de tratar quem você ama.
Por isso, você só poderá desfrutar de um relacionamento mais feliz quando decifrar o perfil comportamental do seu cônjuge, aprendendo a ler os gestos, posturas, atitudes, tons de voz e hábitos dele.
Caso queira ter mais informações sobre como: