Pesquisas indicam que os colaboradores querem trabalhar em casa pelo menos 2 dias por semana. A redução do tempo de deslocamento, o tempo para se dedicar a outras atividades e o costume de realizar interações remotas acabaram reforçando essa vontade durante a pandemia. A disseminação da variante Delta também está prejudicando o retorno em tempo integral ao escritório.
É necessário reconhecer a realidade do novo mercado de trabalho e se adaptar. Em 2021, demandar que os funcionários voltem ao escritório 5 dias por semana escancara o risco de haver uma corrida de talentos para os concorrentes que oferecem possibilidade de trabalho híbrido ou remoto.
São muitas as razões por que a transição de volta ao escritório aumenta nossa ansiedade. Podemos oferecer dicas para que o retorno se dê da forma mais suave possível, bem como para entender melhor as perspectivas dos colegas de trabalho e como eles estão encarando esse período de transição.
Muitos locais de trabalho estão adotando um modelo híbrido, mas é possível enfrentar essas mudanças por meio do estímulo de alguns fatores, como por exemplo:
1) curiosidade de aprender e aumentar seu potencial.
2) empatia para te ajudar a entender o que os outros estão pensando e sentindo.
3) desafiar suas próprias expectativas e questionar suas suposições.
Autor (a): Lúcia Choi