O Volvo C40 Recharge chegou ao Brasil com a proposta de ser uma alternativa ao também recém-lançado Volvo XC40 Pure Electric. E, como era de se esperar, os dois SUVs compartilham praticamente as mesmas valências e eventuais pormenores que possam fazer com que você não opte pela compra dele.
Review Volvo C40 Recharge | Diferenças para o XC40 tornam SUV coupé superior 5 motivos para comprar o Volvo C40 Recharge
Mesmo sendo um carro quase perfeito, existem alguns aspectos que podem te afastar dele, principalmente por se tratar de um veículo 100% elétrico, sujeito à falta de infraestrutura no Brasil.
Com isso em mente, o Canaltech listou 5 motivos para você NÃO comprar o Volvo C40 Recharge.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
5. Porta-malas
Diferente do que acontece com o Volkswagen Nivus, a carroceria coupé não ajudou muito o Volvo C40 quando pensamos em volume de porta-malas. Segundo os dados da montadora, sua capacidade é de 413 litros, um litro a menos do que o XC40, que tem formado mais “jipado”.
Se levarmos em conta seu caimento, o espaço foi prejudicado e evita que coloquemos alguns objetos mais altos no bagageiro, algo que já é mais bem administrado no XC40.
O bagageiro do Volvo C40 poderia ser melhor aproveitado (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
4. Espaço para a cabeça
A carroceria coupé do C40 Recharge o deixou lindo, é verdade, mas acabou prejudicando um pouco o espaço para a cabeça na fileira de trás. Pessoas mais altas sentirão mais dificuldade de adaptação no local, mesmo com o teto panorâmico dando uma sensação de amplitude à cabine.
Caimento do Volvo C40 prejudica um pouco o espaço para a cabeça na fileira de trás (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
3. Visibilidade traseira
A carroceria coupé, como dissemos, deixou o visual do C40 Recharge muito atraente, mas cobrou seu preço por isso. Apesar de o carro contar com aparatos tecnológicos que auxiliam o motorista nas ruas, como o sensor de ponto cego e o alerta de tráfego cruzado traseiro, nada substitui aquela boa olhada no retrovisor — aí é que vem a novidade.
Por ter esse caimento mais acentuado, o vidro traseiro do carro da Volvo ficou menor, prejudicando a visibilidade. Prova disso é que a montadora instalou encostos de cabela dobráveis para ajudar um pouquinho.
Solução da Volvo para a visibilidade traseira do C40 foi boa, mas pode não ser suficiente (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
2. Apple CarPlay
Assim como aconteceu no Volvo XC40 Pure Electric, o Volvo C40 Recharge também não é equipado com o Apple CarPlay. Isso acontece porque ambos os SUVs são munidos do Android Automotive, o sistema operacional do Google exclusivo para carros.
Embora seja excelente, esse sistema te “força” a ter sua vida presa ao Google, algo que usuários da Apple, notadamente entusiastas de seus aparelhos, não devem gostar nada. A Volvo, porém, promete corrigir esse problema em breve.
O Android Automotive ajuda muito o motorista, mas usuários da Apple certamente não se sentem à vontade com ele (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
1. Carregamento
Por mais que a Volvo já tenha anunciado um investimento milionário em carregadores pelo Brasil, a infraestrutura ainda pode ser uma vilã na hora de ter um carro 100% elétrico como o C40 Recharge. Essa situação pode ser mais grave em regiões interioranas do país, onde a oferta de estações de recarga é menor do que em uma cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo.
Onde carregar um carro elétrico?
No caso do SUV coupé sueco, sua autonomia é até maior do que a do Volvo XC40 por conta justamente do formato coupé e do menor coeficiente aerodinâmico, mas é sempre necessário levar em conta a infraestrutura de carregamento na hora de comprar um carro desse tipo.
Autonomia do Volvo C40 é ótima, mas carregar exige planejamento (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
Quantos litros de gasolina tem na reserva do tanque do carro? Qual é a maior rota de ônibus do mundo? Xbox & Bethesda Showcase 2022: onde assistir ao evento 1 a cada 500 homens tem um cromossomo sexual a mais, segundo estudo Quem Obi-Wan Kenobi viu no deserto e o que isso significa?