Maioria de municípios que mais emitem gases de efeito estufa estão na Amazônia

Dos dez municípios que mais emitem gases de efeito estufa no Brasil, oito estão na região da Amazônia.

A constatação é da segunda edição do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) Municípios, feito pelo Observatório do Clima, para estimar as emissões anuais do país.

Para o relatório, o sistema calculou a produção de gases como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) nos 5.570 municípios do país de 2000 até 2019.

De acordo com o SEEG Municípios, as cidades com maiores emissões estão localizadas exatamente onde o desmatamento é a principal fonte dos gases de efeito estufa.

Leia mais:

Bolsonaro diz que parceria com Musk ajudará em combate ao desmatamento na Amazônia

Números do desmatamento da Amazônia são “péssimos”, diz Mourão

Amazônia Legal registra recorde de desmatamento para abril

Altamira, no Pará, aparece em primeiro, com mais de 35,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e) emitidos nas duas décadas. Em seguida, aparecem São Félix do Xingu (PA), Porto Velho (RO), Lábrea (AM) e São Paulo (SP).

Juntas, as dez cidades acumulam mais de 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono equivalente – o que, segundo o relatório, é maior do que as emissões de países como o Peru e a Holanda.

As estimativas são geradas segundo as diretrizes do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), com base nos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Para o relatório, o sistema analisou diversas fontes de dados de todos os 5.570 municípios do país para realizar os recortes e analisar as principais causas das emissões de gases de efeito estufa.

Emissões per capita

De acordo com o SEEG Municípios 2022, a região da Amazônia concentra o ranking de emissões per capita no país. Dos dez municípios com mais emissões por habitante, seis estão no Mato Grosso, três no Pará e um no Amazonas.

Em Novo Progresso, no Pará, por exemplo, a emissão é de 580 toneladas de dióxido de carbono por ano – o que, segundo o relatório, é 14 vezes a emissão feita por um cidadão no Qatar, por exemplo, que é considerado o país com maior quantidade de carbono per capita.

“É como se cada morador de Novo Progresso tivesse mais de 500 carros rodando 20 km por dia com gasolina. A média global é de 7 toneladas de CO2e ao ano por habitante”, informa o relatório.

A cidade é a sétima que mais emite gases de efeito estufa no país.

A relação entre gases de efeito estufa e o desmatamento

Dentre os dez municípios, quatro estão no Pará: Altamira, São Félix do Xingu, Pacajá e Novo Progresso. E oito estão na região da Amazônia Legal, sendo o Rio de Janeiro e São Paulo os únicos fora da região amazônica.

Segundo o SEEG Municípios, na análise por setor responsável pelas emissões, todos apontados como principais na mudança de uso da terra e florestas estão na região.

Essas 10 cidades da Amazônia também representam 21% do total de emissões nacionais causadas pela mudança do uso de terra.

A região Norte é responsável por 60% das emissões do setor.

De acordo com a plataforma Terra Brasilis, que reúne dados do DETER do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pará é o estado que concentra área desmatada na região.

Na plataforma, que reúne dados de agosto de 2015 e foi atualizada até o dia 03 de junho de 2022, o estado acumula 771,9 km² apenas neste período.

É a unidade federativa que lidera o desmatamento na Amazônia Legal de acordo com a plataforma desta análise.

Já segundo análise do Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas), a Amazônia perdeu cerca de 74,6 milhões de hectares em cobertura vegetal entre 1985 e 2020. A área equivale a um Chile.

Causas das emissões por setores

De acordo com o SEEG Municípios 2022, o setor da agropecuária é o principal responsável pela maioria das emissões de gases de efeito estufa no país.

Dentre as cidades brasileiras, 3.731 possuem o setor como principal emissor – o que representa 67% do total dos municípios do país.

Já em seguida estão 1.004 cidades por mudança de uso da terra e florestas – 18% do total.

Energia aparece como terceiro setor como o principal dentre os municípios brasileiros, com 755 (13,6%); 62 (1,1%) possuem o setor de resíduos e 19 com processos industriais e uso de produtos (0,3%).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Maioria de municípios que mais emitem gases de efeito estufa estão na Amazônia no site CNN Brasil.

Sobre mim

Eu ajudo profissionais e autônomos a desenvolverem os comportamentos do empreendedor de sucesso, a criarem os hábitos certos, a aumentarem a produtividade e implementarem estratégias de marketing e vendas para alavancarem os seus negócios.

Vamos Socializar

Boletim informativo

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre nossas ofertas e promoções!

Estamos comprometidos em proteger sua privacidade

Publicação popular

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2020 Criador e Desenvolvedor de Site Vicente Medeiros

Get 20% Discount

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Get 20% Discount

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promoção nulla vitae elit libero a pharetra augue

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed