Os pré-candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) afirmaram nesta sexta-feira (17) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é responsável pelo reajuste nos preços dos combustíveis, anunciado pela Petrobras.
A gasolina vendida para as distribuidoras subiu 5,18%, e o diesel, 14,26%.
Em evento do PT em Alagoas, Lula disse que reduzir o ICMS, como propôs Bolsonaro, não resulta na diminuição do preço dos combustíveis. Segundo o petista, o presidente vai apenas prejudicar os governadores.
“Ele [Bolsonaro] vai reduzir o ICMS, e tudo o que ele vai fazer vai prejudicar os governos dos estados, porque vai faltar dinheiro para educação e vai faltar dinheiro para a saúde. E o preço da gasolina, que ele disse que ia baixar, a Petrobras já aumentou hoje, o equivalente ao que vai baixar. Eu quero dizer para vocês, o que falta nesse país não é dinheiro. O que falta nesse país é gente com disposição de dizer: ‘Nós vamos colocar o povo pobre no orçamento das prefeituras, dos estados e da União’.”
Leia Mais
“Vamos propor uma CPI para investigar Petrobras”, diz Bolsonaro após reajuste
Ações da Petrobras caem mais de 10% após anúncio de reajuste e pessimismo no mercado
Com reajuste de diesel, governo federal discute incluir benefício a motoristas em PEC dos Combustíveis
Lula também voltou a criticar o discurso de Bolsonaro de que é preciso privatizar a estatal.
“Contaram uma mentira para vocês. Disseram que era importante privatizar a BR. Disseram que a BR tinha um monopólio. Venderam a BR [Distribuidora]. Sabe quantas empresas tem hoje importante gasolina? Temos 392 empresas importando gasolina dos Estados Unidos. Por que eu tenho que impor o preço internacional sobre um produto que é nacional?”
Em entrevista nesta sexta-feira, o presidente afirmou que pediu para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), instaurar uma CPI para apurar a gestão da Petrobras. No Twitter, Ciro Gomes disse que quem precisa de CPI é o próprio Bolsonaro.
Segundo o pedetista, o novo reajuste da Petrobras mostra que o ICMS não altera o preço dos combustíveis.
“A mentira de Bolsonaro foi desmascarada: ICMS não aumenta preços dos combustíveis. Sua frouxidão também: se esconde, tremendo, atrás de Lira para tentar resolver a crise da Petrobras. Fora, seu frouxo! Bolsonaro está em seus estertores. Acaba de anunciar que pediu a Lira uma CPI para investigar a diretoria da Petrobras que ele mesmo nomeou. Quem precisa de CPI é ele. Aliás, de impeachment!”
No Twitter, a senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência, afirmou que Bolsonaro tenta “jogar a culpa nos outros”. Segundo ela, o presidente deveria criar crédito extraordinário a partir dos dividendos da União.
“Quem quer, resolve. Quem não quer, joga a culpa nos outros. A Constituição Federal dá saídas, no plural, para diminuir o preço dos combustíveis em situações excepcionais como agora, criando-se crédito extraordinário ou usando os dividendos da União.”
A senadora ainda defendeu um subsídio para o diesel e ao gás de cozinha, enquanto o país amplia na ampliação de sua capacidade de refino.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
*Publicado por Renan Porto, com informações de Laura Slobodeicov, da CNN
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após reajuste de combustíveis, Lula e Ciro criticam Bolsonaro no site CNN Brasil.