Bolsas da Europa caem pela 3ª semana consecutiva com temores sobre inflação

As ações europeias tiveram pouca alteração nesta sexta-feira (17), mas registraram a terceira semana consecutiva de perdas, uma vez que uma série de aumentos de juros pelos principais bancos centrais alimentaram preocupações com uma forte desaceleração econômica.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,09%, a 403,25 pontos, mas encerrou a semana em baixa de 4,6%.

Leia mais

Ações da Petrobras caem mais de 9% após anúncio de reajuste e pessimismo no mercado

Inflação nos EUA faz consumidores buscarem marcas mais baratas

“Petrobras e governo devem ter diálogo melhor sobre combustíveis”, diz especialista

Os mercados de ações mundiais caminhavam para seu maior declínio semanal desde o pânico dos mercados em março de 2020 devido à pandemia, atingidos por crescentes preocupações com uma recessão depois que aumentos de juros nos Estados Unidos e no Reino Unido foram seguidos por um aperto monetário surpresa na Suíça para conter o salto da inflação.

“A caça às pechinchas é o nome do jogo, mas no final das contas o quadro geral nunca foi embora”, disse David Madden, analista de mercado da Equiti Capital.

“O fato de que você não pode nem manter um rali por um pregão completo realmente diz muito. Isso é típico de uma tendência de baixa agressiva, em que você tem dias de queda maciça e os dias de alta são de pouco menos de meio por cento”.

Somando-se às preocupações, a inflação na zona do euro subiu para um recorde de 8,1% no mês passado, mais de quatro vezes a meta do Banco Central Europeu (BCE) e reforçando planos da instituição de aumentar as taxas de juros no próximo mês.

O STOXX 600 já caiu cerca de 17,3% até agora neste ano devido às preocupações com a deterioração das perspectivas econômicas e dos lucros corporativos por conta da alta dos preços e das medidas agressivas de aperto monetário dos bancos centrais.

Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,41%, a 7.016,25 pontos. Já em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,67%, a 13.126,26 pontos.

O índice CAC-40, de Paris, perdeu 0,06%, a 5.882,65 pontos. Enquanto o Ftse/Mib, de Milão, teve valorização de 0,29%, a 21.788,87 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,84%, a 8.145,90 pontos, e em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,11%, a 5.881,75 pontos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Europa caem pela 3ª semana consecutiva com temores sobre inflação no site CNN Brasil.

Sobre mim

Eu ajudo profissionais e autônomos a desenvolverem os comportamentos do empreendedor de sucesso, a criarem os hábitos certos, a aumentarem a produtividade e implementarem estratégias de marketing e vendas para alavancarem os seus negócios.

Vamos Socializar

Boletim informativo

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre nossas ofertas e promoções!

Estamos comprometidos em proteger sua privacidade

Publicação popular

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© 2020 Criador e Desenvolvedor de Site Vicente Medeiros

Get 20% Discount

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Get 20% Discount

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promoção nulla vitae elit libero a pharetra augue

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed