O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (17) mais um caso de varíola dos macacos no Rio Grande do Sul. O resultado foi confirmado nesta sexta por isolamento viral pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo (IAL/SP).
Trata-se de um homem, de 34 anos, residente do Estado e com histórico de viagem para a Europa, por isso o caso é considerado “importado”.
A pasta informa que o paciente está em isolamento domiciliar e apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pelas Secretarias de Saúde do Rui Grande do Sul e do município.
O ministério afirma que todas as medidas de contenção e controle foram tomadas assim que o caso foi notificado. A pasta também está fazendo o rastreamento de todas as pessoas que tiveram contato com o infectado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já foi notificada.
Com a nova confirmação, o Brasil soma sete casos monkeypox: quatro em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Estão em investigação 9 casos suspeitos.
Leia mais
Anvisa pede nomes que estavam em voo com homem infectado com varíola dos macacos no RJ
É cedo para associar varíola dos macacos à transmissão sexual, diz virologista
Fiocruz vira referência na análise de amostras de suspeitas de varíola dos macacos
Emergência
O número de casos de varíola dos macacos confirmados passam de 1.600 em todo o mundo, incluindo dados dos sete países endêmicos para a doença e dos 32 recém-afetados pelo surto da doença. As informações foram divulgadas pela OMS na terça-feira (14).
Segundo a OMS, quase 1.500 casos suspeitos estão em investigação. Até o momento, 72 mortes foram registradas em países da África. De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, nenhum óbito foi confirmado nos países considerados não endêmicos até o momento.
Diante deste cenário epidemiológico, a OMS vai convocar o Comitê de Emergência sob o Regulamento Sanitário Internacional na próxima semana, para avaliar se esse surto representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministério da Saúde confirma novo caso de varíola dos macacos no Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.